Ir para página inicial

 « Página anterior
 Rampa Médica - Cirurgia Plástica

(Em memória do Dr. Edison Ramos Martins - Cir. Plástico - Membro da SBCP)

QUEIMADURAS
(Burns - Brûlures - Quemaduras)

A palavra queimar vem do verbo em latim "cremare" significando consumir ou destruir por meio do fogo, reduzir a cinzas, carbonizar. Logo ao escutar a palavra queimadura a primeira idéia poderia ser aquela relacionada com uma lesão térmica pelo calor. Os agentes etiológicos das queimaduras, porém, podem ser basicamente de origem física (frio, calor, eletricidade) ou química (ácidos, bases, sensibilizantes). O resultado da agressão por estes agentes dependerá sempre de variáveis adicionais como: tempo de exposição, área atingida e tratamento imediato, entre outras.

Classificação das Queimaduras Quanto a Profundidade da Lesão:

  • I - 1o. GRAU: Muita Hiperemia (vermelhidão),Dor, Sem Vesículas, atinge basicamente a Epiderme ( Camada mais superficial da pele );
  • II - 2o. GRAU: Muita Dor Local, Vesículas, Bolhas e Hiperemia. Atinge a Epiderme e a Derme;
  • III - 3o. GRAU: Sem Dor (devido a destruição dos anexos da pele e terminações nervosas sensitivas),
        Branco Anacarado, Atinge Derme e Epiderme, pode atingir tecidos mais profundos até Tecido Ósseo.


Clique nas fotos para vê-las ampliadas.
Clique para ver foto ampliada
Grau I
Clique para ver foto ampliada
Grau II
Clique para ver foto ampliada
Grau III

A característica da lesão é conseqüência de sua gravidade, medida pela profundidade e pela extensão da agressão tecidual, reflexo da desnaturação protéica com destruição dos tecidos envolvidos em diversos graus. A pele íntegra é um órgão de isolamento e proteção com diversas funções como: Evitar perdas de líquidos por evaporação, regulação da temperatura corpórea e auxiliar na ação da barreira imunológica na defesa contra microorganismos. A lesão local visível é a que mais assusta e incomoda, porém as alterações internas são graves e proporcionais à agressão externa sofrida sendo que o seu difícil controle é de vital importância para a sobrevivência e a qualidade de vida nos aspectos bio-psico-sociais de cada vítima após a lesão.

O cálculo da superfície corporal queimada em adultos pode ser feito de forma simplificada utilizando-se a regra dos nove (cabeça 9%, cada membro superior 9%, cada membro inferior 18%, tronco anterior 18% e posterior 18%. genital 1%) porém lembrando que esta forma é imprecisa demais para crianças pequenas sendo então indicada a tabela de Lund Browder (com % por idade).

A caracterização do grande queimado depende tanto da Superfície Corporal atingida [adultos acima de 10% com 2o. ou 3o. grau] como também de localizações críticas (face, pescoço, mãos, genitais, vias aéreas), mas o critério para internação deve incluir o agente causal (gás, eletricidade), e também o fator individual (idade, estado clínico, politraumatismos, doenças associadas). A queimadura elétrica por corrente contínua ou alternada com sua característica progressiva e cauterizante agride a constituição protéica até a profundidade, com menção especial à destruição de nervos, vasos sangüineos, músculos que pode conduzir a lesão renal devido a mioglobinúria, a acidose, e às graves alterações no sistema elétrico do coração pela própria corrente elétrica causadora ou, como nas demais queimaduras profundas e extensas, pelas alterações nos eletrólitos circulantes conseqüência da destruição dos tecidos.

As queimaduras das vias aéreas por aspiracão das chamas ou gases aquecidos são extremamente graves, podendo por si só levar ao óbito, independentemente da área externa atingida.O principal objetivo do tratamento é a restauração dos tecidos (cicatrização por 1a, 2a ou 3a intenção - autoenxertia de pele - culturas de células da pele - substitutos sintéticos e biológicos temporários ou permanentes, e outros), o que só pode ser realizado superando as alterações agudas causadas pela lesão (distúrbios hidro-eletrolíticos, ácido-básicos, nutricionais, imunológicos, psicológicos, cardiológicos, renais, gastrintestinais, pulmonares, etc) e recuperando a homeostase.

Na abordagem inicial a reposição de líquidos e eletrólitos com a estabilização hemodinâmica são prioridade absoluta. A vacinação antitetânica, a analgesia, o desbridamento de tecidos desvitalizados, a monitoração da diurese e o curativo vem em conjunto. As terapêuticas clínicas e cirúrgicas em seqüência são rotina. O período até a completa cicatrização das lesões apresenta múltiplos riscos de intercorrências metabólicas e infecciosas que podem ser graves ou letais.

PRIMEIROS SOCORROS
Em termos de primeiros socorros, nas lesões por calor pode-se resfriar imediatamente com água corrente, independentemente do grau da queimadura, e condução até uma unidade médica. Nas lesões por eletricidade, gases ou agentes químicos (a neutralização do agente é fundamental) o ideal é a remoção imediata até uma unidade médica para tratamento específico. A prevenção é sempre o melhor remédio, em particular no caso das queimaduras. Atenção na cozinha com líquidos, panelas, fornos e objetos quentes; ao tentar usar álcool para acender fogareiros e braseiros; ao lidar com fogos de artifício; ao queimar folhagens secas e lixo; ao trabalhar com gases inflamáveis, combustíveis, soldas, soda cáustica, amônia, ácido sulfúrico, painéis energizados, alta tensão, agentes químicos, explosivos, caldeiras, etc... etc... - Atenção especial à presença de crianças (maior freqüências nos menores de 5 anos de idade), idosos, alcoólatras e deficientes em locais de risco. Nunca soltar fogos de artifício e balões que podem causar acidentes graves no campo e nas cidades.

Queimaduras Pecúliares
- Queimadura Elétrica - ponto de Entrada Superior e de Saída Inferior.
- Queimadura Elétrica com Saída da Corrente em Região Inguinal Direita
- Queimadura por ação da Folhas Figo mais Exposição ao Sol.
- Queimadura por ação de Substância Ácida Líquida.
- 8 e 9 Queimaduras da Face por Explosão de Gás com Lesão de Vibrisas Nasais e Vias Aéreas.

Colaboração do Dr. Edison Ramos Martins
Cir. Plástico
Membro da SBCP)


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados